Ponto de partida…

Olá! Seja bem vindo ao blog da BioLógica, aqui iremos compartilhar toda semana algum assunto relevante ou não, útil? possivelmente, divertido? talvez, mas, sempre interessante (assim espero), enfim, nossa meta é nos aproximar de vocês queridos leitores e claro instigar sua curiosidade acerca da nossa EJ.
Agora o conteúdo real. 🙌

Se você vive no Brasil e está minimamente familiarizado com as notícias, já sabe que diversas praias do nordeste e sudeste estão contaminadas de óleo tóxico (petróleo bruto), originado de três diferentes campos da Venezuela.

Chegou a 527 o número de locais afetados pelas manchas de óleo que desde o final de agosto poluem a costa brasileira. O dado é do último balanço do Instituto Brasileiro do Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado na manhã desta quarta-feira (13) com dados compilados até terça (12).


68% dos municípios do litoral nordestino foram contaminados desde o início desse crime ambiental.
O nosso estado (Espírito Santo) é o primeiro a ser atingido na região sudeste, já são 4 cidades.


A Polícia Federal aponta o navio grego Bouboulina como principal suspeito e já comprovou que todas as manchas de óleo são formadas pelo mesmo material, provavelmente de um único navio.


O mais espantoso de todos esses acontecimentos é que o PNC (Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo) não foi acionado pelo governo, ou seja, não existe uma ação sistemática e eficiente sendo operada no país.


O que de fato ocorre são ações conjuntas demoradores das localidades afetadas, assim como ONG’s e outros órgãos que tem retirado o óleo das praias (o que não é seguro e nem indicado para pessoas sem treinamento prévio) e também resgatado diversos animais encontrados. Aqui no ES, vários grupos estão se articulando e se capacitando para estarem preparados quando chegar a hora, que infelizmente chegará.


Se você assim como eu quer ajudar essas pessoas a limparam as praias e não vive nessas localidades, encontrei um jeito ótimo de ajudar pelo menos uma parcela dessas pessoas.


Depois de pesquisar a melhor maneira para tal feito, encontrei a campanha Conexão Abrolhos, onde você pode contribuir com qualquer valor, para ajudar os voluntários a retirar o óleo que chegou no Arquipélago de Abrolhos.
Link abaixo: https://conservacao.doareacao.com.br/

Se você leu até aqui, espero de coração que tenha se sensibilizado e que doe, ou compartilhe esse link com alguém que possa doar, juntos podemos fazer qualquer coisa, inclusive mudar o mundo!
Espero que tenham gostado do texto, mandem sugestões e deixem comentários, até a próxima.


~ Maria Eduarda/ Diretora de MKT

Um comentário em “Ponto de partida…

  1. Olá Duda! Parabéns pelo blog!! Poderíamos pensar um jeito de captar recursos ou doações também para compra de EPIs para as comunidades de pescadores da nossa região. O projeto Comunidade Participativa, apoiado pela comissão especial de acompanhamento das ações do óleo, do CEUNES, está começando os treinamentos com eles hoje mas não tem equipamentos pra todos. Viu que entrou óleo no mangue em Barra Nova? terao que começar a tirar isso logo e se não tiverem epi, terá que ser na mão mesmo 😭

    Bjs e sucesso por aqui! 😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: