10 museus virtuais para você visitar sem sair de casa

Em tempos de distanciamento social, fechamento de fronteiras e crise mundial. Pode ser muito solitário e difícil enfrentar tantas notícias ruins, sem data para acabar. Que tal distrair-se embarcando em novos destinos por meio de viagens virtuais? Diversos museus em todo o mundo oferecem visitas a galerias e principais obras de arte online. Aproveite o tempo em casa para passear pelos corredores de lugares maravilhosos como o Louvre, em Paris; o Metropolitan, em NY; e o MASP, em São Paulo. É uma ótima maneira de não se isolar completamente do mundo e ainda se manter conectado com a cultura e a arte.

1. Louvre, Paris – França:

O Museu do Louvre faz parte da lista de desejos de muitos viajantes e ele é mesmo sensacional! Apesar das longas filas que são comuns e da corrida incansável para chegar à Mona Lisa, o Louvre deve e merece ser visitado com calma. Aproveite então o passeio virtual para curtir detalhes das obras (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes) e corredores sem as dezenas de pessoas fazendo selfie ao seu lado.

O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol e outras línguas.

Foto: Pexels

2. Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos:

O Metropolitan é um dos  maiores e mais completos museus da cidade de Nova York. Queridinho entre os turista e visita quase certeira para quem vai a primeira vez à cidade, o MET vale horas de passeio pessoalmente e também online. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º, com direito a ótima trilha sonora.

Outra maneira de ver o Metropolitan de NY é pela página do Google Arts & Culture, que oferece visita virtual de diversas sessões do museu em 360º, como se fosse um Google Street View de arte. O museu virtual está disponível em inglês.

Reprodução do site oficial do MET com as imagens em 360º.

3. Art Institute of Chicago, Chicago – Estados Unidos:

Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago é um dos mais impressionantes museus da cidade e tem um dos melhores acervos do mundo, especialmente do período impressionista. O museu é tão grande que perde, em tamanho, apenas para o Metropolitan de Nova York. 

Os áudios disponíveis no audioguia do museu também estão acessíveis online. Ótimo para saber mais sobre cada obra. O museu virtual está disponível em inglês.

4. Pinacoteca, São Paulo – Brasil:

Um dos mais belos museus da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um deleite para os olhos. O antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX, já seria o suficiente para merecer o passeio virtual. No entanto, a Pinacoteca vai bem além e apresenta um belíssimo acervo, que começou com apenas 26 quadros e hoje conta com mais de 9.000 obras de arte.  Você poderá conferir detalhes de diversas obras online e também visitar os corredores do museu através do Google Arts & Culture, com destaque para a obra Mestiço, de Candido Portinari.

O museu virtual está disponível em português, inglês e espanhol.

5.Museu do Vaticano, Roma – Itália:

O Museu do Vaticano é capaz de dar uma canseira até nos turistas mais atletas, a começar pelas longas filas e corredores que levam a obras de arte reunidas por séculos da história.

Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. Diversas obras, capelas e edificações podem ser visitadas em vídeos e em fotos 360º.

O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Reprodução do site oficial com a imagem 360º da Capela Sistina

6.Casa de Anne Frank, em Amsterdam:

O Museu Casa de Anne Frank, localizado em Amsterdam, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. O museu virtual está disponível em inglês, espanhol, holandês e alemão. Há uma galeria especial em português e outras 19 línguas.

A sessão de realidade virtual também está disponível em português. O museu também pode ser visto no Google Arts & Culture.

Reprodução do site oficial onde é possível fazer a visita virtual em 360º à casa onde Anne Frank ficou escondida.

7. Museu d’Orsay, Paris – França:

O Louvre é maravilhoso, mas o d’Orsay é favorito de muitos turistas que passam por Paris. Com tamanho mais compacto (funciona dentro de uma magnífica estação ferroviária construída em 1900) e acervo mais enxuto, o d’Orsay costuma ser mais fácil de percorrer. 

Virtualmente é possível conhecer mais sobre o acervo e história da arte em diversos vídeos educativos e ainda percorrer os corredores e ver em detalhes as principais obras por meio do Google Arts & Culture.

O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano.

8. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México:

Maior estrela da Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é uma das mais populares atrações da cidade. Os maiores destaques do museu estão na sala dos povos mexicas (como os mexicanos se referem aos astecas). É nesta grande ala da exposição que se encontra a Pedra do Sol, mais popularmente conhecida como Calendário Asteca. No site do museu é possível ver detalhes do acervo e no Google Arts & Culture você consegue caminhar por entre os maravilhosos corredores.

O museu virtual está disponível em inglês e espanhol.

9.MASP, São Paulo – Brasil:

Principal museu de São Paulo, o MASP marca o coração da Avenida Paulista. Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos quatro pilares vermelhos que apóiam o grande vão livre de 74 metros.

Virtualmente você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição. O passeio pelos corredores pode ser feito pelo Google Arts & Culture. 

O museu virtual está disponível em português e inglês.

10.National Air and Space Museum, Washington – DC:

O Museu Aeroespacial de Washington oferece aos frequentadores uma viagem incrível! Com o maior acervo de aeronaves e naves espaciais do mundo, o museu hipnotiza os visitantes com enormes salões decorados do chão ao teto. No site também é possível se divertir um bocado com jogos em telas interativas, vídeosfotos e muitas informações.

O museu virtual está disponível em português, inglês, espanhol, francês, italiano e outras línguas.

Bônus!! Outros 5 museus online para você visitar!

  1. MoMa, Nova York – Estados Unidos
  2. Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil
  3. Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais
  4. National Museum of Modern and Contemporary Art, Gwacheon – Coreia do Sul
  5. Ohara Museum of Art, Kurashiki – Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: