6 revistas científicas brasileiras para se manter atualizado

Estar a par do que está sendo desenvolvido é fundamental para orientar a vida acadêmica e nos manter atualizados. Segundo Nogueira (2011), a publicação de um artigo científico ou técnico é uma forma de transmitir à comunidade técnico-científica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência.

Listamos abaixo 4 revistas cientificas super interessantes para você conhecer agora mesmo.

  1. Academia Brasileira de Ciências

Trata-se de uma entidade independente, que visa estimular e divulgar a produção científica do Brasil. Ela também fornece subsídios para pesquisas, graças a verbas recebidas por empresas e pelo governo.

Esta entidade é uma das instituições mais respeitadas do país. Ela publica o Anais da ABC, que é a mais antiga revista científica do Brasil e que publica os avanços de pesquisa científica, tanto de cientistas brasileiros quanto estrangeiros. Também publica o Notícias da ABC, que é o informativo enviado por e-mail (newsletter) e que se tornou um importante meio de divulgação científica.

2. Genetics and molecular research

GMR publica artigos com relatórios e notícias sobre genética, evolução e biologia molecular. É uma revista exclusivamente on-line.

Ela é mantida sem fins lucrativos pela Fundação Ribeirão Preto para Pesquisa Científica (FUNPEC-RP). É apontada pela Revista Exame como a maior responsável por internacionalizar a artigos científicos brasileiros.

3. Ciência & Saúde Coletiva

revista Ciência & Saúde publica muitos artigos relacionados à saúde, pesquisa farmacêutica, nutrição, hábitos, saúde pública e questões ambientais. Ela tem por objetivo fomentar debates, divulgar estudos e expor novas ideias. Cada edição é organizada por um assunto em específico.

4. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

A SBMT tem sido uma importante entidade de pesquisa que tem dado apoio a estudos sobre doenças tropicais, infecciosas e parasitárias. Com caráter multidisciplinar, ela divulga pesquisas, não apenas no âmbito clínico e biológico como, inclusive, questões sociopolíticas sobre saúde. Anualmente, ela promove o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e publica, bimestralmente, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical com importantes pesquisas científicas da área.

5. SIBi Portal de Revistas

Criado pela USP, o SIBi é uma enorme biblioteca digital de revistas publicadas pela USP e por algumas parcerias externas. Nele, é possível ter acesso a toda produção científica de todas as áreas de conhecimento publicadas pela USP.

6. CAPES

Outra importante instituição que promove o conhecimento científico brasileiro, o CAPES também divulga todas as suas publicações e resultados na internet. Nele, é possível buscar periódicos, artigos científicos e livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: