5 TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PARA FAZER EM CASA

1. Meditação:

A meditação pode deixar a pessoa mais calma, e pode ser praticada em qualquer lugar ou em qualquer momento. Durante a meditação, a concentração aumenta, e são eliminados alguns pensamentos confusos que podem estar na origem do estresse, promovendo um maior bem-estar físico e emocional, devolvendo equilíbrio e paz interior.

Meditação guiada: com este método de meditação, deve-se formar imagens mentais de lugares ou situações que se considerem relaxantes. Para isso, devem-se usar os sentidos através de cheiros, sons, imagens e texturas, podendo ser ou não guiada por um profissional;

Mantra: neste método de meditação, repete-se lentamente uma palavra, frase ou pensamento que ajude a acalmar, de forma a evitar distrações.

2. Tirar tempo para você mesmo:

Algumas pessoas acham difícil dizer não a qualquer pedido, mesmo quando não têm tempo. Mas, dizer sim a tudo, provoca ainda mais estresse e menos paz de espírito e, por isso, é importante tirar um tempo para fazer algo que se gosta, como ler um livro ou dar um passeio, sem se sentir culpado.

Também é importante gerir o tempo entre o trabalho e a vida pessoal, tentando encontrar um equilíbrio entre ambos.

3. Fazer uma playlist de músicas calmantes:

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que a música pode intensificar os efeitos de medicamentos contra a hipertensão arterial.

A pesquisa mostra que ouvir músicas calmantes pode baixar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade. Crie uma lista de reprodução de músicas ou sons da natureza (o oceano, um ribeiro borbulhante, pássaros chilreando) e permita que a sua mente se concentre nas diferentes melodias, instrumentos ou cantores na peça.

4. Automassagem:

Você provavelmente já está ciente de quanto uma massagem profissional em um spa ou clube ou centro de bem-estar pode ajudar a reduzir o estresse, aliviar a dor e aliviar a tensão muscular. O que você pode não estar ciente é que é capaz de experimentar muitos dos mesmos benefícios em casa ou no trabalho, praticando massagens a si mesmo. Faça uma massagem a si mesmo entre as tarefas, no sofá no final de um dia agitado ou na cama para ajudá-lo a relaxar antes de dormir. Para melhorar o relaxamento, você pode usar óleo aromático, loção perfumada ou combinar automassagem com técnicas de respiração profunda.

5. Práticas de relaxamento mental:

Algumas técnicas de relaxamento mental incluem a leitura de um bom livro ou deixar-se envolver na tranquilidade de uma música suave, ou concentrar-se na contemplação. Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, tricô e mesmo arte culinária, por prazer, podem lhe dar também um sentido de realização, paralelamente ao tranquilizante relaxamento de se concentrar em algo que você deseja fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: