9 curiosidades biológicas sobre 3 filmes de animação

Gosta de desenhos animados? E se a gente te contasse que os maiores clássicos de sua infância têm erros de biologia e estão cheios de curiosidade¿ Confira, então, 9 erros e curiosidades presentes em alguns dos principais títulos de animação das últimas décadas, Procurando Nemo, Rei Leão e Vida de Inseto!

Procurando Nemo

1. Peixes-palhaço são hermafroditas
O filme narra que o casal de peixes-palhaço são atacados por uma barracuda e perdem a matriarca da família. No entanto, o pai do Nemo deveria ter virado uma fêmea, pois eles têm características sexuais hermafroditas protândricas, ou seja, o Marlin mudaria de sexo para cuidar do Nemo!

2. O Bruce de fato nunca conheceu o pai dele
O nosso tubarão amigo de todos os peixes, Bruce, realmente nunca conheceu o pai dele. Isso acontece, porque o pai dele acasala com a fêmea e a deixa. Outra curiosidade é que os tubarões incubam cerca de 20 ovos em cada câmara uterina, mas sai apenas um dela, pois eles se alimentam dos irmãos e só resta um no final.

3. O peixe-palhaço vive mesmo em uma anêmona
O mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam. É isso que acontece com os peixes-palhaço e a anêmona. Eles se usam para obter benefícios como abrigo, alimentação, proteção, entre outros.

Vida de inseto

1. Formigas
As formigas de Vida de Inseto morrem de medo dos gafanhotos, mas, a verdade, é que elas são predadores deles, ou seja, as formigas comem os gafanhotos na vida real, então não é preciso ter medo. Além disso, eles mostram que as formigas têm 4 pernas, mas elas têm seis na verdade.

2. Ecdise
Em uma cena do filme onde Molt, irmão de Hopper, toma um susto, ele sofre ecdise. E o que é isso¿ É quando o inseto sofre processo de muda ou eliminação do próprio exoesqueleto. E isso acontece em insetos jovens, diferente do que acontece com Molt, já que é um inseto adulto.

3. Metamorfose
A lagarta Chucrute, da ordem Lepidoptera, passa o filme todo ansiosa pela sua metamorfose, mas, há um erro bem crítico nessa parte: quando ela de fato ganha as suas asas, não há modificação alguma no seu corpo, apenas uma adição de um par de asas nas suas costas. Era para ter virado uma mariposa e não continuado como lagarta.

Rei Leão

1. Nome do filme “errado”
No filme, vemos toda uma história sobre Simba ser rei, sofre na mão do tio e passa a viver com o Timão e Pumba até governar aquele reino, mas, na verdade, é a leoa que controla a alcateia de leões e são as líderes. Os machos nada fazem, apenas dormem e comem.

2. Alguns animais não são dali
Isso sempre acontece nas animações sobre animais: vários animais não pertencem ao local certo. Como no caso deste, que vários não pertencem ao continente africano, como a formiga cortadeira, o tamanduá-bandeira e primatas com caudas grandes que conseguem se pendurar.

3. Mufasa e Scar
Mufasa e Scar não poderiam ser irmãos e conviver juntos, pois numa alcateia só há um leão macho. Quando um leão novo chega ao bando e mata o antigo, ele mata os seus herdeiros para não haver mais nenhum leão macho lá.

Gostou dessas curiosidades? Que ótimo! Conheça outros posts do nosso site também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: