Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

No dia 16 de junho é comemorado o dia internacional da Tartaruga Marinha,o dia de nascimento de Archie Carr, o pioneiro na área de pesquisa desse animal fantástico, archie dedicou toda a sua carreira à pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. O trabalho começou na década de 50, onde ele deu o pontapé inicial de compreender o ciclo de vida e comportamento das tartarugas marinhas, sendo publicado cerca de 10 livros que difundiu a importância da conservação desses animais. Você sabia que era por esse motivo que hoje é comemorado dia Internacional das tartarugas marinhas? 

A trajetória de vida das tartarugas marinhas não é nada fácil,visto que em seu ciclo reprodutivo a cada 1000 ovos colocados por uma tartaruga, apenas 800 chocam. Entres esses somente 400 chegam ao mar, já que encontram obstáculos no caminho e acabam se perdendo ou são comidas por outros animais como, por exemplo, as aves.

Dentre as cincos espécies de tartarugas ameaçadas de extinção, quatro desovam no litoral do Brasil, e por estarem mais expostas, são as mais ameaçadas: cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), oliva (Lepidochelys olivacea) e de couro (Dermochelys coriacea). A tartaruga verde (Chelonia mydas) está menos exposta, pois desova principalmente nas ilhas oceânicas (Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Trindade), onde a ação predatória do homem é mais controlada, o que contribui para a estabilidade da sua população.

PROJETO TAMAR

O Projeto Tamar vem realizando uma grande tarefa na conservação dessas espécies ao longo do litoral brasileiro, promovendo a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Com o passar do tempo foi notado a importância e o envolvimento das comunidades costeiras na conservação das tartarugas, oferecendo formas econômicas alternativas que amenizassem a questão social e reduzindo o impacto humano sobre as tartarugas marinhas. 

AS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO:

Tartaruga cabeçuda:

 Tartaruga de pente:

Tartaruga Oliva:

Tartaruga de couro:

Tartaruga verde:

Um comentário em “Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: